Ensaios Reunidos: perspectivas musicais e antropológicas (2024)

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A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música (2013)

Acácio Piedade

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La teoría de los tópicos y la musicalidad brasilera: reflexiones sobre la retoricidad en música

Acácio Piedade

El Oído Pensante, 2013

O presente artigo apresenta uma aplicacao da teoria das topicas no caso da musica brasileira. Para tal, inicia com uma reflexao sobre os conceitos de musicalidade, de friccao de musicalidades no jazz brasileiro e de fusao de musicalidades que se apresenta na invencao da tradicao. A discussao segue com a questao da aplicabilidade da teoria das topicas no âmbito de uma musica nacional. Apos isso, sao apresentados alguns dos universos de topicas da musicalidade brasileira, com exemplos musicais. Este artigo argumenta que o conceito de retoricidade traz bons rendimentos para a questao da significacao musical e que a teoria das topicas e viavel para aplicacao em outros contextos musicais alem daquele para o qual foi designada sendo uma interessante via para a investigacao dos nexos socioculturais nas musicalidades em geral.

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Uma análise do Prelúdio das Bachianas Brasileiras Nr. 2 sob a perspectiva das tópicas, retoricidade e narratividade - versão em português

Versão em português da minha participação na conferência Topical Encounters and Rhetorics of Identity in Latin American Art Music, ocorrida em fevereiro de 2015 na Universidade de Oxford. Uma versão em inglês deste mesmo artigo deverá ser publicada nos Anais deste evento. Esta versão em português deverá ser publicada em um livro que está em desenvolvimento.

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Música e identidade através da teoria das tópicas

Acácio Piedade

Identidade brasileira na música de concerto, Cinthia Alireti (org), 2023

O tema da identidade brasileira na música tem sido debatido pelo menos desde o final do século XIX, tendo gerado calorosas discussões, críticas e disputas estéticas. Quando se fala em identidade brasileira na música, imediatamente vêm à tona as ideias desse grande complexo ideológico que chamamos de “nacionalismo”, termo que tem sentidos diversos, dependendo do período histórico e dos lugares de referência. Os ideais do movimento nacionalista, remanescentes no pensamento de Mário de Andrade sobre música brasileira, certamente chegaram a um desgaste nos anos que antecederam a 1960, que foi uma década que enturvou a distinção entre cultura erudita e popular, fazendo florescer novas ideias sobre o que deveria ser uma música brasileira. Dali em diante, apesar de parecer que tenha sido um pouco abandonado, no final do século XX e início do XXI, o assunto continua vivo nos discursos de músicos e apreciadores da cultura musical no Brasil. Pretendo discutir, neste texto, apenas uma das facetas do problema da identidade brasileira na música de concerto: o emprego da teoria das tópicas. Inicialmente, entretanto, tratarei do conceito de identidade, por si só bastante complexo. Minha perspectiva será antropológica. Depois disso, tratarei da teoria das tópicas, ainda sob o olhar antropológico, que levará a alguns exemplos da aplicação desta teoria em certos recortes do repertório da música de concerto brasileira.

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Práticas glocais na construção de novas linguagens musicais: o caso do Quarteto Novo

breno lira

2017

Mestrado em MúsicaO objetivo deste trabalho é mostrar e analisar a proposta do Quarteto Novo, um grupo formado por músicos brasileiros cuja atuação decorre no Brasil entre os anos de 1966 e 1968. Os componentes do grupo se propuseram a criar um estilo de improvisação dissociada dos elementos comuns à linguagem canônica do Jazz, articulando discursos nacionalistas e estruturas e ideais associados à música regional nordestina. Focalizo o encontro tenso da musicalidade brasileira com o jazz norte-americano e o papel do Quarteto Novo como agente de glocalização no quadro de uma estética global ligada ao Jazz. Para isso, apresento análises dos fonogramas do LP Quarteto Novo (Odeon, 1967), tendo como principal ferramenta analítica a teoria das tópicas proposta por Acácio Piedade.The purpose of this work is to analyze the project of the New Quartet, a group formed by Brazilian musicians whose performance takes place in Brazil between the years of 1966 and 1968. The members of the group set...

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Música instrumental, tópicas e identidade cultural: um olhar sobre as produções de Milton Nascimento, Wagner Tiso e Nivaldo Ornelas no cenário da música mineira dos anos 70

Daniel Lovisi

Revista Vórtex, 2019

Nos anos 70, Wagner Tiso e Nivaldo Ornelas começaram a se projetar na cena da música instrumental brasileira como compositores e instrumentistas. Neste artigo, analiso a primeira fase de suas carreiras procurando, inicialmente, relacionar seus trabalhos à trajetória de Milton Nascimento, cujos sucesso e prestígio alcançados na MPB se refletiram nas carreiras dos músicos citados. A partir do marco teórico das tópicas musicais – utilizado em estudos de música popular por autores como Acácio Piedade – procuramos demonstrar como algumas das produções desses artistas evocaram elementos formadores da identidade cultural mineira, contribuindo para forjar a imagem de músicos vinculados à Minas Gerais

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NELSON FARIA E AS TÓPICAS NO JAZZ BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO

Alexandre Cortez

Revista Gênero e Interdisciplinaridade , 2023

Resumo: Esta comunicação trata da análise de um improviso do guitarrista Nelson Faria na música Incompatibilidade de Gênios de João Bosco e Aldir Blanc gravado no álbum Nelson Faria & Frankfurt Radio Bigband-Live In Frankfurt. Antes, apresentaremos um breve contexto histórico da pro

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Narratividade e Tópicas em Uirapuru (1917) de Heitor Villa-Lobos

Daniel Z Santos

O objetivo deste trabalho é analisar a estrutura musical do poema sinfônico Uirapuru (1917), de Heitor Villa-Lobos, e compreender como os significados são colocados em ação pela peça através de tópicas e da narratividade. A hipótese inicial é que em Uirapuru, as tópicas são elementos determinantes dos aspectos narrativos da obra. A metodologia utilizada está apoiada na análise musical estrutural da peça, que envolve aspectos harmônicos, melódicos, rítmicos, texturais e de orquestração, com posteriores interpretações de significado fundamentadas pelas teorias das tópicas e da narratividade, e sustentadas por uma pesquisa bibliográfica de contexto histórico. A interação entre tópicas em diferentes níveis estruturais e elementos ad hoc, revela que Villa-Lobos utilizou uma estratégia de organização dos significados musicais, aqui compreendida como a narratividade, a qual se relaciona com o roteiro do argumento da peça e pode ser caracterizada sob o conceito de “programa narrativo exterior”. O índio brasileiro nesta obra é representado por elementos característicos do exótico presentes na linguagem da música de concerto moderna do período e, principalmente, no repertório com herança debussysta com o qual Villa-Lobos travava franco diálogo na sua primeira fase composicional.

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Anais SIMPEMUS 2 – 2005

Norton Dudeque, Alvaro Luiz Ribeiro da Silva Carlini

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Anais do 2 Simpósio de Pesquisa em Música - SIMPEMUS 2 (2005)

Alvaro Luiz Ribeiro da Silva Carlini

Apoio Fundação Araucária UFPR Simpósio de Pesquisa em Música (1.:2005:Curitiba) Simpósio de Pesquisa em Música: Anais/Organização Norton Dudeque, Álvaro Carlini e Rogério Budasz - Curitiba: DeArtes-UFPR, 2005. 290p; - (Anais dos Simpósios de Pesquisa em Música 2005: v1) Realizado em 4 e 5 de novembro de 2005 no Departamento de Artes da UFPR ISBN: 85–98826–05–7 1-Musicologia-Congressos-Brasil.2-Música-Pesquisa.3-Música Popular Brasileira.4Música-Composição.5-Música-Análise. I.Dudeque, Norton, Álvaro Carlini, Rogério Budasz. II.Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. CDD:780.01

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Author: Amb. Frankie Simonis

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Name: Amb. Frankie Simonis

Birthday: 1998-02-19

Address: 64841 Delmar Isle, North Wiley, OR 74073

Phone: +17844167847676

Job: Forward IT Agent

Hobby: LARPing, Kitesurfing, Sewing, Digital arts, Sand art, Gardening, Dance

Introduction: My name is Amb. Frankie Simonis, I am a hilarious, enchanting, energetic, cooperative, innocent, cute, joyous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.